- Área: 1515 m²
- Ano: 2001
-
Fotografias:Peter Aaron
-
Fabricantes: Kilkenny Limestone, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para criar um monumento comemorativo do grande Irish Hunger de 1845-1852, a autoridade do Battery Park (Nova York), selecionou uma equipe formada por 1100 Architect, os arquitetos paisagistas do Gail Wittwer-Laird e o artista Brian Tolle.
Localizado em Battery Park City num terreno adjacente ao rio Hudson, o monumento é um espaço contemplativo onde os visitantes exploram as conexões com o mundo atual.
Sobre a base de pedra de calcário irlandês e cristal, a equipe recriou uma paisagem acidentada que compreende campos de batatas abandonados, varias espécies de plantas nativas irlandesas e paredes feitas de pedras de cada um dos 32 condados irlandeses.
A base do monumento possui um texto inscrito que relata a história do Great Irish Hunger e marca a tragédia no contexto mais amplo do homem em todo o mundo. Desde o lado oeste da base, os visitantes entram e ascendem através de uma circulação que se abre numa cabana histórica reconstruída no monumento comemorativo.
A paisagem se estende sobre uma estrutura de pedra e vidro, que se eleva desde o nível da rua em sua esquina sudeste, onde oferece aos visitantes vistas ao rio Hudson, Estátua da Liberdade e ilha Ellis.